Vez da Voz

Vez da Voz participa de festival de curtas com vídeo sobre a pessoa com deficiência

05/02/2010O primeiro semestre deste ano está agitado para a turma da ONG Vez da Voz. O vídeo "Tenho Voz", escrito por Cláudia Cotes, finalista do Prêmio Empreendedor Social 2009, está entre os cem semifinalistas do Festival Claro Curtas. O roteiro, que tem como personagem principal a cantora e compositora Sara Bentes, pode ser assistido no site do festival.

A ONG também teve participação na criação da cartilha sobre a mensagem de classificação indicativa na língua brasileira de sinais nas vinhetas televisivas elaborada pelo Ministério da Justiça.

Em janeiro, o Telelibras, primeiro telejornal inclusivo veiculado pela internet, passou a ser divulgado também no portal da TVB, retransmissora do grupo SBT na região de Campinas/SP.

Em outra frente, o Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos, de Jussara (GO), tem usado músicas e vídeos da organização social como ferramentas de ensino. A criação de um coral de libras na escola foi motivada pela entrada de uma aluna surda no estabelecimento educacional. O grupo conta com 40 crianças e jovens ouvintes.

O Projeto Coral de Libras foi aprovado como uma modalidade educacional pela Secretaria Educacional de Goiás, funcionando --de forma efetiva-- a partir de março de 2010.

Além das músicas e do alfabeto da língua de sinais, os alunos têm a oportunidade, em seis horas semanais de aulas, de conhecer mais o universo das pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

"Foi uma surpresa maravilhosa conhecer a atividade do coral e saber que meu trabalho estava envolvido nessa iniciativa. Sempre acreditei na música como um instrumento forte de sensibilização e conscientização", disse Sara Bentes, deficiente visual e integrante da Vez da Voz.

Fonte:
https://www1.folha.uol.com.br/folha/empreendedorsocial/quemeempreendedor/ult10133u726766.shtml
Compartilhe:
Assista aos nossos vídeos no Youtube Vez da Voz